PROJETO classificado foi desenvolvido pelos alunos do curso de Automação Industrial

O projeto Gancho Funcional da Fatec Catanduva está entre os finalistas no Desafio INOVA do Centro Paula Souza. O projeto classificado foi desenvolvido pelos alunos do curso de Automação Industrial e tem como objetivo emitir laudo audiológico para exames de ganho auditivo que usa aparelho específico. Mais de mil projetos estavam inscritos no Desafio INOVA e 16 foram finalistas na categoria “Melhor dos Melhores”. A etapa final será no dia 9 de dezembro, na sede do Centro Paula Souza em São Paulo.
“Hoje a emissão desses laudos são feitos a mão. Algumas clínicas “mais modernas” mandam imprimir formulários onde os gráficos e os campos também são preenchidos a mão. Cada fonoaudióloga tem um jeito de preencher e o médico solicitante deve decifrar o que cada um desenhou”, explica os autores do projeto, os alunos Bárbara Fava da Costa e Dejair Batista da Costa.
Os alunos estão orientados pelo professor mestre Marco Antonio de Grandi.
“A Fatec Catanduva é uma instituição nova (oito anos), mas tem feito à diferença na região e trazido oportunidades de crescimento profissional para moradores de Catanduva e cidades vizinhas”, diz a diretora da Fatec professora doutora Rosimar de Fátima Schinelo.
A aluna Bárbara que desenvolveu este projeto se formou em junho deste ano e está em São Francisco (EUA) seguindo estudos na área. O aluno Dejair representará a dupla na etapa final.
OUTROS DESTAQUES
Outros dois projetos tiveram destaques no Desafio INOVA foram eles: Carrinho Inteligente e Automação de Vagas para Deficientes Físicos.
O Carrinho Inteligente ficou entre os 60 melhores do estado e trata-se de um dispositivo acoplado a um carrinho de supermercado para realização da soma dos produtos.
“A criação de uma máquina acoplada ao carrinho de compras, que fará a contagem do valor de cada item do carrinho pelo seu código de barras, e mostrará o valor total das compras em um visor que contará com auxílios para remover e inserir produtos”, informam os autores Diego Cezar Ferreira e Ronivaldo Rosene da Silva, coordenados pelo professor Paulo Fernando Tóro, do curso de automação industrial.
Já o projeto Automação de Vagas para Deficientes Físicos tem como objetivo montar um sistema que gerencie vagas para deficientes automaticamente. O projeto instala-se na vaga de deficiente um dispositivo que indica o controle se o carro não for cadastrado.
“A novidade é a forma como o sistema identifica o carro estacionado e os próprios cadastros; pois há um grande número de pessoas utilizando essas vagas sem o devido direito”, informa o autor do projeto José Vicente que foi orientado pelo professor José Aparecido de Aguiar Viana.
Fonte: Matéria publicada no Jornal O Regional por Karla Sibro em 03/12/2016
(http://www.oregional.com.br/2016/12/projeto-da-fatec-catanduva-esta-entre-os-finalistas-no-desafio-inova_324256)

Comentários: