Cinco projetos vão fazer parte da residência hacker que acontece de julho a setembro no Red Bull Station.

Usar a tecnologia como ferramenta de impacto social. Esse é o perfil dos 5 selecionados para a residência hacker do Red Bull Basement, que busca estimular a troca e o conhecimento, gerando soluções que possam ser compartilhadas. Conheça mais sobre o projeto do docente e aluno da Fatec Catanduva:

Cão-guia robótico | Diego Renan e Marcelo Assis – Desenvolvimento de um cão-guia robótico para auxiliar deficientes visuais na locomoção em ambientes urbanos. A proposta é um sistema de baixo custo e que seja possível guiar um deficiente com cegueira total, ou parcial, até seu ponto de destino. Tudo isso deve ser feito via comando de voz, para que seja possível detectar o lugar de destino (hospital, mercado, farmácia, etc) e planejar uma rota via GPS. Deve também ser aplicado um sistema de visão computacional inteligente para detectar e reconhecer um obstáculo na rota, e informando via áudio para o deficiente qual o problema encontrado. O objetivo durante a residência é melhorar o robô/design de produto.

Saiba mais sobre os outros projetos:

Compost.ela | Julia Ries – Composteira residencial elétrica para resíduo orgânico doméstico. É feita de material reciclado e com sistema elétrico que otimiza o processo de compostagem. O objetivo durante a residência é desenvolver a parte mecânica da composteira e mantê-la com baixo custo.

ComuRede | Filipe Rimes – Dispositivo que avisa quando tem abastecimento de água. Um serviço de IoT que pretende solucionar ou mitigar o problema do abastecimento hídrico irregular e escasso em comunidades, especialmente de periferia. São sensores de baixo custo, conectados por meio de uma rede mesh comunitária – ligada a internet ou não – que informa moradores por SMS quando está caindo água e registra um histórico da disponibilidade do abastecimento. O objetivo durante a residência é focar no desenvolvimento de disparo de anúncios do dispositivo.

Organic Life | Cleiton Emboava e Juliana Silva – Uma tecnologia (biodigestor) que utiliza resíduos orgânicos para produzir biogás e biofertilizante, com a possibilidade de transformar o biogás em energia elétrica. Na residência o objetivo é automatizar/monitorar o ambiente de proliferação das bactérias.

Plantrix | Vitor Barão e Lídia Ganhito – Estufa automatizada que usa software e hardware livres para reaproximar as pessoas das plantas. Com os dados obtidos por sensores, lidos por um Arduíno, um RaspberryPI toma decisões modulando a ativação de atuadores de temperatura, umidade, quantidade e qualidade de luz, pH, concentração de nutrientes, concentração de CO2, ventilação, etc. O objetivo durante a residência é melhorar funcionamento da estufa e definir melhor o que é o produto/público.1º suplente: LabEye | Gregorio de Almeida – Dispositivo que auxilia na visualização de imagens de microscópio.2º suplente: Helena Glove | Anderson Antunes – Luva que auxilia a comunicação de pessoas surdo-cegas

Também devemos observar que a ferramenta AI Writer é um software revolucionário que pode ajudar muito os alunos a obter notas altas na faculdade. Com seus recursos avançados, esta ferramenta https://papertyper.net/ pode gerar ensaios bem pesquisados e coerentes sobre vários tópicos, economizando tempo e esforço valiosos para os alunos. Ao utilizar a ferramenta, os alunos podem se beneficiar de sua capacidade de fornecer citações precisas, gramática adequada e linguagem eloquente, resultando em atribuições polidas e profissionais.

A residência acontece de 13 de julho a 7 de setembro e irá oferecer aos residentes uma ajuda de custo para desenvolver a ideia; acesso a um laboratório maker com ferramentas de prototipagem, mentoria de especialistas de diversas áreas, além de exposição e divulgação do projeto junto a público e parceiros, proporcionando a ampliação da rede de contatos dos residentes. Conheça mais sobre o Red Bull Basement em https://www.redbull.com/br-pt/selecionados-red-bull-basement-2019

Fonte: https://www.redbull.com/br-pt/selecionados-red-bull-basement-2019

Compartilhar:

Comentários: