INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Normas gerais

Os artigos que não estiverem de acordo com as normas de publicação estabelecidas a seguir serão devolvidos.
Os artigos recebidos serão avaliados pelos pareceristas desde que atendam as normas da revista. A efetivação da publicação das propostas de artigo dar-se-á após avaliação e aprovação do Editor chefe, dos Editores associados e do Conselho Editorial.
A revisão dos artigos é de plena responsabilidade do(s) autor(es).

Cabe ressaltar que os artigos devem ser inéditos e que os autores são os responsáveis pelo conteúdo publicado.

(envio eletrônico para revfatcat@fateccatanduva.edu.br).

O nome do arquivo referente ao artigo submetido deverá obedecer ao seguinte formato: SOBRENOME_revfatcat_ano_semestre, grafados sem acentos gráficos ou cedilha. Exemplo: PROENCA_revfatcat_2017_2

Normas específicas para a elaboração

No artigo científico, com no máximo quinze páginas não numeradas e em formato compatível com Word para Windows, deverá constar: título, autor(es), identificação dos autores e mini currículo (em nota de rodapé, até 5 linhas), Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Referências, além de outros itens que os autores julgarem pertinentes.

Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS–CHAVE, INTRODUÇÃO etc.) deverão ser apresentados em letras maiúsculas e negritadas, alinhados à esquerda; os subtópicos apenas com a 1ª letra maiúscula e negrito, também alinhados à esquerda. Ambos devem estar separados do corpo do texto e entre si por dois espaços, numerados sequencialmente (conforme a ABNT).

Caso houver notas explicativas, elas devem estar em pé de página, numeradas sequencialmente. Não usar notas finais.

Layout da página: os textos devem ser redigidos em página formato A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, numa única coluna, com margens superior e esquerda de 35 mm, inferior e direita 25 mm.

Fonte: Times New Roman, tamanho:

•14, para título do artigo.
•12, para autores, texto, tópicos, subtópicos, gráficos e identificação do evento (se necessário).
•10, para identificação dos autores, sobrescritos, subscritos, citações longas, tabelas, texto das notas, legendas das ilustrações e lista de referências.

Espaçamento: simples entre linhas, sem espaço antes ou depois do parágrafo.

Alinhamento: todo texto deverá ter alinhamento justificado (com exceção da lista de referências).

Recuo: especial de 1 cm na primeira linha dos parágrafos (com exceção do resumo, das citações longas e da lista de referências).

Citações: devem ser formatadas conforme as normas específicas da ABNT em vigor, ou seja:

• citações diretas com até três linhas são inseridas no texto entre aspas duplas;
• citações diretas com mais de três linhas são destacadas do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas nem recuo na primeira linha.

Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal.

Quanto à referência da citação:

• se estiver inserida no texto o sobrenome do autor aparece apenas com a 1ª letra maiúscula, o ano de publicação e a página consultada vêm na sequência, ambos entre parênteses e separados por vírgula.
Exemplo: Para Martins (2009, p.30), “….

• se estiver no final da citação os três elementos aparecem entre parênteses, separados por vírgula, sendo que o sobrenome do autor deve ser escrito todo em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página consultada.
Exemplo: … (ANDRADE, 2013, p.98).

Ilustrações em geral: devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto, alinhamento centralizado e sem bordas.

• Gráficos: devem ser inseridos no Word como figuras, usando eixos x e y com 1/2 pt, descritos com fonte do tipo e do tamanho especificados nesta norma (ver item fonte). A identificação deve constar na posição superior, com numeração sucessiva em algarismos arábicos.
• Tabelas: devem ser digitadas no texto do Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos fonte (tais como Excel). Não devem ser inseridas em formato gráfico. Evitar tabelas extensas e dados supérfluos, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais. Suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas, na posição superior, com numeração sucessiva em algarismos arábicos.
• Imagens (figuras e fotos): devem ser, preferencialmente, convertidas para o formato “png” antes de serem inseridas no texto do Word (inserir, figura, do arquivo). Recomenda-se que as figuras tenham no mínimo 1200 dpi para figuras em branco e preto, e 300 dpi para figuras coloridas. Isso garante que as figuras sejam legíveis e a qualidade gráfica da publicação.

Tópicos principais (em ordem)

Título do artigo: centralizado, em negrito, com letras todas maiúsculas; deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

Nome do autor: escrito por extenso (sem abreviações), dois espaços abaixo do título do artigo, centralizado, com letras todas maiúsculas, seguido de nota de rodapé numerada com algarismo arábico, na qual deve constar a identificação pessoal (ver item identificação). Em caso de mais de um autor (no máximo cinco), utilizar uma linha para cada nome.
Identificação: em nota de rodapé, devem constar a afiliação profissional, a formação acadêmica e o endereço eletrônico (e-mail).

Resumo: A palavra RESUMO deve vir dois espaços abaixo do nome do autor; o resumo deve ser claro, sucinto, contendo no máximo 200 palavras, escrito num único parágrafo, sem recuo na primeira linha, seguido das palavras–chave.

Palavras–Chave: a expressão PALAVRAS–CHAVE deve vir na primeira linha após o término do resumo, seguida de dois pontos e, na mesma linha, três palavras no máximo, procurando–se não repetir palavras do título, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, todas escritas com a 1ª letra maiúscula,

Exemplo:
PALAVRAS–CHAVE: Referências. Documentação.
Introdução: deve ser elaborada utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, evitando divagações, equações e ilustrações.

Desenvolvimento: parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida (Material e métodos), tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos utilizados forem “clássicos”, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
Da mesma forma, um tópico contendo uma análise reflexiva que confronta os dados obtidos com a literatura (resultados e discussão) também pode ser acrescentado conforme o tipo de pesquisa realizada.

Conclusões: devem ser baseadas exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Agradecimentos: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.
Referências: devem ser incluídas apenas as mencionadas no texto e nas ilustrações (tabelas, gráficos, fotos etc.), aparecendo em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, separadas entre si por uma linha.

Compartilhar: